É melhor ficar atento nesses sintomas, hein! Pode ser que você tenha o Transtorno de Déficit de Atenção. Vamos começar com alguns dados rápidos sobre o TDAH e depois iremos direto para o nosso bate-papo!
2,5% de adultos;
5,3% de crianças e adolescentes e sim, você pode ser um deles!
Uma condição neurobiológica de influências genéticas e ambientais, que pode ter início ainda no período de desenvolvimento do ser humano dentro do útero.
9 problemáticas de desatenção e 9 de hiperatividade e impulsividade.
Isso tudo atrapalha muito no seu desempenho acadêmico e leva a problemas comportamentais, tanto na sua casa quanto na escola ou faculdade. Queremos te ajudar a lidar com esse transtorno com várias dicas maravilhosas!
Mas, admito que estou aqui escrevendo esse artigo e pensando “ Meu Deus! Será que eu tenho TDAH?” (#Desespero).
Esse pensamento acaba aparecendo porque todo mundo tem um pouquinho de ansiedade e desatenção e, o que diferencia quem sofre do transtorno e quem não sofre, é a INTENSIDADE. Então, comece a observar certos sinais! Tente reparar se você consegue ler um texto até o final sem perder o foco, se consegue ficar muito tempo sentado fazendo somente uma atividade, etc. Caso a resposta seja “não, não consigo”, procure um médico! Tudo dever ser diagnosticado e acompanhado por um profissional!
Os tratamentos citados acima te ajudarão a entender não somente sobre o TDAH, mas também sobre você mesmo! Isso porque é preciso descobrir qual tratamento funciona mais para você , cada pessoa reage de uma maneira e é preciso testar quais métodos se encaixam melhor! Mas fica tranquilo, tá? Algum deles com certeza vai dar muito certo para você, sem contar que ainda vamos te dar outras dicas mais para frente!
Todos estes sintomas citados acima afetam MUITO nos resultados acadêmicos...
Primeiro, descubra qual é a sua maior dificuldade em relação ao transtorno e o que mais te atrapalha na sua aprendizagem! Depois, encontre uma forma interessante, dinâmica e personalizada de estudar. Quanto mais único e personalizado é o aprendizado, mais a sua atenção será conquistada e direcionada. Te garantimos que essa dica realmente dá certo!
Algumas pessoas aprendem mais ouvindo, outras preferem apresentações orais ou atividades manuais, outras escolhem fazer resumos e assim por diante. Por isso, na hora de estudar, o ideal é descobrir o melhor método de aprendizado para você e explorar plataformas distintas que tragam dinamismo para as suas tarefas, te mantendo sempre entretido, curioso e interessado. Usando esse truque, vai ser só sucesso!!
Um bom método é investir em pacotes de aulas particulares com atenção individual, isso vai te ajudar na frequência e organização dos estudos e comprar um organizador (agenda, planner, calendário ou quadro) que ajude na visualização das tarefas e na clareza da prioridade de execução de cada uma delas.
Por fim, concluímos juntos que o TDAH pode afetar muito no seu desempenho acadêmico, mas que existem diversas formas de amenizar os sintomas e conquistar as suas metas!
E então? Gostou do artigo? Te ajudou a entender melhor sobre como lidar com o Déficit de Atenção? Coloque aqui no Blog o que você achou e compartilhe nas suas redes sociais para que as nossas dicas ajudem o maior número de pessoas possível!
E lembre-se, se estiver precisando de aulas particulares, estamos sempre aqui! Visite o site da Liber, as aulas são online (ao vivo, com muita troca entre Tutor e aluno) com um Tutor dedicado somente a você ! Perfeito para quem quer aulas personalizadas e interativas com uma rotina de estudos fixa e organizada. Você vai adorar!