Pois é! Todos nós já passamos por isso e o nosso bate-papo de hoje vai ser para responder a clássica pergunta: “Como fazer para estudar e não esquecer o que estudou?”. Então, vamos lá!
No dia-a-dia escolar é normal que você não se interesse profundamente por todas as disciplinas da grade acadêmica ou que você não consiga equilibrar o seu tempo para estudar tudo que aprende em sala de aula. Esses fatores acabam fazendo com que você só decore o que irá cair na avaliação. Basicamente, você aciona sua memória de curto prazo e se obriga a realizar a tão famosa “decoreba”.
Primeiramente, você tem que saber que é necessário aprender de verdade! O que significa isso? Significa você deve se dedicar para realmente entender a disciplina, de modo que você saiba explicar tudo que estudou e tenha esse aprendizado como algo internalizado em você. Assim, você fará os testes e provas e conseguirá continuar com a matéria em mente, isso porque você, de fato, a compreendeu.
Nós esquecemos 70% do que aprendemos em um prazo de 24 horas, mas isso só acontece quando nada é feito para assimilar ou reter novas informações. Felizmente, atitudes simples podem ajudar nesse processo. Vamos te dar algumas dicas agora mesmo:
Ou seja, chegue em casa e estude o conteúdo que foi dado em sala, isso faz com que você vá absorvendo a matéria ao invés de simplesmente decorá-la no desespero pré prova;
Conversar consigo mesmo sobre a matéria ajuda a compreende-la melhor. Quando você fala sobre o assunto que acabou de estudar e cria um debate interno sobre ele, você acaba formulando novos pensamentos e questionamentos que, depois de resolvidos, farão com que aquelas informações fiquem na sua cabeça;
Os resumos são um modo de você selecionar quais são as informações mais importantes e usá-las para entender melhor o conteúdo como um todo. Esses resumos podem ser no formato que mais te agradar, como mapas mentais, resumos em computadores ou os clássicos parágrafos em cadernos;
Não se engane achando que estudar extremamente cansado ou por várias horas seguidas, sem nenhuma pausa, vai te trazer resultados. Você deve estar descansado e saber qual é a hora de parar, caso contrário, não vai absorver nenhum conteúdo;
Quando você organiza sua rotina e tem horários específicos para estudar, você, mesmo que inconscientemente, está mais preparado naquele momento. É como se um comando você ligado no seu cérebro e você perceba que aquele horário é dedicado para o estudo, sem que sejam envolvidas possíveis distrações.
Ou seja, revise todos os dias as matérias dadas em sala de aula. Se o seu estudo estiver em dia, com certeza você terá tempo de revisar bastante o conteúdo das suas avaliações através dos seus resumos.
Trata-se de uma técnica que associa o que precisa ser fixado na mente com algum recurso fácil de ser lembrando. Ou seja, adote siglas, músicas, poesias, rimas, frases engraçadas ou qualquer outra tática que faça a informação ficar retida no seu cérebro. Acredite, uma simples musiquinha criada para aprender algo da matéria, pode ser lembrada pelo resto da vida!
Gostou do artigo? Te ajudamos a entender melhor como não decorar, mas sim entender a matéria? Lembrando que, caso você queira ainda mais ajuda para absorver conteúdos, estamos aqui!
A Liber possui aulas particulares de reforço escolar online 100% personalizadas de acordo com às suas necessidades. Além disso, nossos Tutores são treinados para abordar o método de aprendizado que mais combina com você e te fazer compreender cada detalhe da disciplina.
Confira tudo no nosso site , estamos à sua disposição!