O Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM - é o vestibular mais importante e disputado do Brasil. Ele possui características bem particulares e é conhecido por ser uma prova bem extensa e muito interdisciplinar. Vamos, juntos, descobrir mais detalhes sobre essa avaliação e como desvendá-la. Vem com a gente!
Ele é dividido em 4 áreas do conhecimento:
Inclui Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (podendo ser o Inglês ou o Espanhol, você escolhe), Tecnologias da Informação e Comunicação, Artes e Educação Física;
Compostas por Geografia, História, Filosofia e Sociologia.
Inclui Biologia, Física e Química.
Compostas por teorias e desenvolvimentos matemáticos.
Além da abordagem dessas 4 áreas do conhecimento, o vestibulando também deve redigir uma redação dissertativa-argumentativa. Explore mais o nosso Blog, temos um artigo maravilhoso sobre a redação e outros com várias dicas para o ENEM, confira aqui. (colocar link da Tag ENEM).
Com essa pergunta, vamos aproveitar para falar um pouco sobre como é a dinâmica de dia das provas. Sim, “provas” no plural! Isso porque são dois dias de avaliação realizadas em 2 domingos consecutivos. Veja como é a divisão:
• Redação;
• Linguagens e Códigos;
• Ciências Humanas.
• Ciências da Natureza;
• Matemática.
No total, o ENEM tem 180 questões objetivas no total, sendo 45 para cada área do conhecimento, ou seja, 90 para cada dia de prova.
Cada uma tem uma pergunta e, junto dela, 5 alternativas de respostas, podendo marcar somente UMA. Veja um exemplo de questão das Ciências da Natureza com exatamente a estrutura de 5 opções disponíveis para escolha.
No primeiro dia, os vestibulandos têm 5 horas e 50 minutos para fazer a prova e, no segundo dia, têm 5 horas. Essa diferença de tempo é determinada pela presença da redação no primeiro domingo de prova.
A prova é corrigida com base na Teoria de Resposta ao Item (TRI) e as notas são calculadas pelo Inep. Nesse sistema, os participantes não são avaliados somente pela quantidade de acerto em todas as etapas das provas, mas também pelas características de cada questão, nível de dificuldade e pelo padrão de respostas do vestibulando.
Quanto maior o número de participantes que conseguem acertar uma determinada questão, menor é o valor atribuído a ela. Ou seja, caso muita gente acerte, a pontuação dela fica bem menor.
Se o estudante acertar questões que poucas pessoas conseguiram responder, a nota acaba sendo maior, mas ele não pode ter errado questões fáceis. Isso porque o TRI entende que o participante "chutou" as respostas se ele acertar uma questão difícil daquela área do conhecimento e errar as fáceis.
Ele faz com que seja praticamente impossível que o participante calcule a sua nota final e confira se conseguiu a tão sonhada vaga ou se vai poder entrar em programas do MEC como o Sistema de Seleção Unificada (SISU), Programa Universidade para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Ou seja, é necessária muita paciência para controlar a ansiedade e esperar o resultado oficial.
Sim! Todos os participantes têm direito a levar para casa o caderno da prova. Nele tem os enunciados e as anotações das respostas que o vestibulando registra exatamente para depois poder conferir o gabarito.
Falamos aqui sobre várias características e informações sobre como é a prova do ENEM, porém é de extrema importância que o Edital também seja lido por completo. Nele estão presentes detalhes sobre os horários, regras do que pode ou não levar para a prova, qual é o comportamento ideal quando se está dentro da sala de avaliação, entre outras informações importantíssimas!
Gostou do artigo? Te ajudamos a entender melhor como funciona a prova do ENEM? Se você estiver à procura de aulas particulares para ficar ainda mais preparado para o vestibular, visite o site da Liber! Nossas aulas são online (ao vivo com muita troca entre Tutor e aluno) e os nossos Tutores ajudarão no aprofundamento de todas as áreas do conhecimento citadas neste artigo, assim será fácil alcançar uma nota excelente!