Você já deve ter ouvido falar no termo "Homeschooling" e ter ficado na curiosidade de entender mais sobre o assunto, né? Nada mais é do que uma educação domiciliar na qual o seu filhote estudará no conforto do lar.
A legalização dessa metodologia no Brasil está em discussão no Supremo Tribunal Federal (STF), já que aqui existe uma lei que te obriga a matricular o seu filho na escola a partir dos 4 anos e mantê-lo em alguma instituição de ensino até os 17 (o não cumprimento dessa obrigatoriedade pode levar ao pagamento de multas).
Todavia, ao redor do mundo o Homeschooling já é autorizado em mais de 65 países, entre eles os Estados Unidos, Nova Zelândia e Bélgica, locais onde esse ensino é regulamentado e muito bem visto.
No ensino domiciliar, o seu filhinho pode ser ensinado tanto por um Tutor particular quanto por você mesmo, desde que você tenha uma formação compatível com essa função. O objetivo desse método é que ele se sinta mais a vontade para querer descobrir o mundo e ter curiosidades fora da formalidade imposta pelas escolas.
Nessa modalidade o planejamento escolar é ensinado em casa, devendo existir um cronograma preestabelecido de acordo com o que é ensinado nos colégios. No Brasil é a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que prevê qual é o conteúdo adequado para cada faixa etária e ano escolar.
Com isso você deve:
Em 1996, o Departamento de Educação da Flórida realizou uma pesquisa com 2.245 estudantes domiciliares ao enviar um formulário para as suas casas e 31% dessas pessoas responderam. Desse grupo, 42% alegaram que a insatisfação com o ambiente das escolas públicas (em sua maioria) com, por exemplo, uso de drogas, influências negativas, inseguranças e preconceitos, foi a razão que os fez adotar o Homeschooling.
Em falar em falta de socialização, existem muitas vertentes nos países já praticantes do Homeschooling que acreditam não ser a escola o único e nem o melhor local para a socialização. Nos EUA, por exemplo, os pais que optam por um ensino domiciliar para os filhos, os incentivam, desde cedo, a frequentar clubes de lazer, escolinhas de práticas esportivas, grupos de escoteiros, locais de encontros religiosos e a fazer parte de serviços comunitários.
Atualmente, existem dois projetos de lei em andamento na Câmara dos Deputados. De acordo com a Associação Nacional de Educação Domiciliar (Aned), o país hoje possui pelo menos 7,5 mil famílias oficialmente cadastradas como apoiadoras do ensino domiciliar- cerca de 15 mil estudantes.
As famílias adeptas estão espalhadas por todos os Estados, porém são mais presentes em São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Paraná e Rio Grande do Sul. Nos últimos 8 anos houve um aumento de 20 vezes na busca pela prática, com um crescimento exponencial de quase 2.000%.
Além disso, as mudanças na sociedade e na educação trazidas pela Covid-19, estão catalisando ainda mais projetos de regulamentação do Homeschooling — pauta apontada em janeiro de 2019 como uma das metas prioritárias do governo atual. Ou seja, a realidade de esse método de ensino ser regulamentado no Brasil, está cada vez mais próxima.
Por fim, o Homeschooling é uma tendência crescente no mundo inteiro e já é aprovada em diversos países que são exemplos em ensino. No Brasil, a chance de esse método ser regulamentado está cada vez mais próxima.
Gostou do artigo? Conseguimos apresentar bem o que é o Homeschooling e quais são os benefícios dessa educação domiciliar? Se você ficou interessado em proporcionar um ensino parecido para o seu filhote, estamos aqui! As aulas particulares da Liber são online e personalizadas, ou seja, montadas de acordo com às necessidades do seu filhinho. Nossos Tutores darão atenção especial direcionada somente a ele e o ajudarão a conquistar resultados incríveis aprendendo da forma que mais combina com ele. Venha conferir o nosso site , estamos esperando por você!