Vamos dar dicas incríveis de como ter uma frequência de aprendizagem e como lidar com as distrações que existem ao redor de todos nós.
Para que nenhum detalhe seja esquecido, vamos partir do começo, antes mesmo de o seu filho iniciar outro semestre de aulas. Quando ele está de férias é tudo uma maravilha e o tempo é dedicado somente ao lazer, diversão e descanso. Mas e na hora de voltar às aulas? É aí que o pesadelo começa, né? Este é o momento em que nossas dicas valem ouro!
Mantenha um diálogo, se interesse em saber como ele está indo na escola, pergunte como foi o dia dele e mostre, com exemplos do cotidiano, o quanto é fundamental ter uma formação acadêmica e uma boa base educacional. Você pode começar com atitudes simples, como, por exemplo, não ser um agente regulador que só entra em cena para cobrar o tempo todo. Troque frases como “Já fez o dever de casa? Senão vai ficar de castigo” ou “Já estudou tudo para a prova? Se vier nota baixa, já sabe, né...” por mensagens motivacionais mostrando orgulho e apoio nas atividades que ele tem que fazer ou pelos resultados que ele conquistar.
Leia a grade curricular e saiba quais serão os professores para verificar se algum deles já deu aulas para o seu filho e se ele se deu bem ou não com o método de ensino do educador.
O reforço escolar pode ser a solução perfeita para ter uma rotina de estudos fixa, organizada e eficiente, isso porque você e o seu filho podem escolher as datas e horários e as aulas irão ajudá-lo nas matérias que ele não se sai tão bem, assim ele terá aulas personalizadas e um acompanhamento particular que darão mais vontade e ânimo de cumprir a rotina planejada.
Mostre que as obrigações escolares devem ser realizadas antes de jogar vídeo game, ver séries, assistir filmes ou brincar com os amigos e que essa escolha o beneficiará de várias formas.
No qual não existam distrações e que seja silencioso e organizado, como se fosse um escritório particular onde ele vai sentir mais vontade e prazer em estudar. Além disso, sente ao lado dele e mostre interesse pelo que ele está aprendendo. Ensine a importância de estar 100% concentrado e focado, de deixar o celular e a televisão distantes e de ter outros aparelhos, como o computador e o tablet, disponíveis somente para pesquisas acadêmicas.
Isso fará com que tudo tenha um prazo e que ele estabeleça metas. É essencial orientá-lo de que o dia deve ser bem dividido e que não adianta estudar durante horas e horas seguidas, ele deve incluir na organização semanal os momentos de distração, descanso e lazer, para que tudo tenha um equilíbrio.
Se ele estiver somente cansado , proponha um tempo de descanso e coloque um horário para que ele comece a estudar e, se for preguiça, motive-o com alguma recompensa como, por exemplo, assistir um filme bacana com ele depois que as tarefas pendentes forem finalizadas.
Porém, existem situações mais sérias que causam a desmotivação e o desinteresse:
Por fim, para ajudar o seu filhote a ter uma boa rotina de estudos, você deve sempre manter um diálogo e entender quais são as dificuldades dele, além de oferecer apoio e soluções para os problemas de organização e motivação.
Gostou do artigo? Vai colocar em prática todas essas dicas? Caso você esteja à procura de um Tutor particular que acompanhará o seu filhinho em qualquer situação e oferecerá um aprendizado completamente personalizado, confira o site da Liber! As aulas são online (ao vivo, com muita troca entre Tutor e aluno) , montadas de acordo com às necessidades do seu filho e com a atenção direcionada somente para ele.