Passe a prestar mais atenção nestes sintomas, eles são característicos do Transtorno de Déficit de Atenção.
O TDAH atinge 5,3% de crianças e adolescentes e 2,5% de adultos. Trata-se de uma condição neurobiológica de influências genéticas e ambientais, que pode ter início ainda no período de desenvolvimento do ser humano dentro do útero.
É muito comum que o conjunto de fatores como a inquietude, impulsividade e dificuldade de concentração atrapalhem, intensamente, no desempenho acadêmico do seu filhinho e levem a problemas comportamentais, tanto na escola quanto em casa.
Tudo se resume à INTENSIDADE. Com isso, é preciso ter um diagnóstico médico para ter melhores orientações e, caso os sintomas do seu filho sejam em uma proporção muito alta, medidas devem ser tomadas!
O TDAH possui 18 problemáticas, sendo 9 de desatenção e as outras 9 de hiperatividade e impulsividade. Os métodos auxiliadores mais eficazes são as medicações estimulantes (sempre com prescrição médica) e intervenções como a psicoeducação, a terapia, o acompanhamento de um psiquiatra, entre outros que serão abordados mais à frente!
É comum que os alunos com TDAH tenham frustrações regulares com os resultados nas atividades escolares. Com isso, é importante incentivá-lo diariamente, fazer elogios e se mostrar disponível, solidário e presente. Estabeleça um diálogo simples e direto e nunca o compare com irmãos ou outros parentes, isso pode fazer com que ele se sinta inferior.
Quem sofre desse transtorno tem tendência à desorganização, dificuldade de ficar muito tempo sentado e de lidar com tarefas que exigem esforço mental, facilidade para esquecer compromissos (como datas de provas e tarefas escolares), manter-se desatento, ausente e sem foco, falar muito, entre outros sintomas. Todos estes, por sua vez, afetam muito nos resultados acadêmicos.
Primeiramente, é preciso que você tenha diálogo constante e observe o comportamento diário dele, a fim de descobrir qual é a maior dificuldade que ele enfrenta, quais são os fatores que mais atrapalham e quais auxiliam no processo pessoal de aprendizagem. É necessário ajudá-lo a encontrar uma forma interessante, personalizada e dinâmica de estudar.
Diferentes técnicas e metodologias que atingem diferentes perfis de aprendizagem, são ideais para o aprendizado de quem tem TDAH. Alguns alunos aprendem mais ouvindo, outros preferem apresentações orais ou atividades manuais, outros gostam de fazer resumos e assim por diante. Por isso, na hora de estudar, o ideal é explorar plataformas distintas que tragam dinamismo para as tarefas, mantendo o seu filhinho entretido, curioso e interessado. É importante que você se mostre disponível para encontrar, junto com ele, esses métodos mais lúdicos e interativos.
A presença de um Tutor particular é extremamente importante em casos de TDAH. O ensino é mais personalizado e a atenção é direcionada especialmente para o seu filhote. Além disso, com um Tutor sempre à disposição, o seu filhinho se sentirá mais à vontade em relação ao tempo que ele levará em seu aprendizado.
Resumidamente, medicações estimulantes, acompanhamento psicológico, aulas particulares personalizadas e uma rotina de estudos fixa e organizada, são métodos ideais para auxiliar no Déficit de Atenção.
Gostou do artigo? Te ajudamos a entender como auxiliar o seu filhote com TDAH a ter melhores resultados acadêmicos? Coloque aqui no Blog o que você achou e fique de olho nos outros artigos, eles te ensinarão mais dicas de aprendizagem para ajudar o seu filhote!
Visite o site da Liber clicando aqui! As nossas aulas particulares de reforço são online, com um Tutor dedicado somente ao seu filho. Além disso, temos planos de aulas perfeitos para o seu filhote ter uma rotina de estudos organizada, fixa e personalizada.