E imaginamos que ninguém nunca tenha te dado uma resposta para essa pergunta, mas saiba que esse momento chegou! Neste nosso bate-papo você vai entender melhor sobre os diferentes estilos de aprendizado, já que cada pessoa tem uma maneira própria de aprender, e terá acesso à dicas maravilhosas.
Para começarmos com o pé direito, vamos primeiro apresentar algumas perguntinhas que você deve fazer para descobrir o estilo de aprendizagem mais adequado e para identificar como as informações de um ambiente são percebidas. Depois, vamos mostrar algumas características de cada método de aprendizado e, por último, daremos dicas incríveis de estudo. Então, vamos lá!
Utilize essas perguntas como base: Você se sente mais confortável quando há alguma figura/imagem na hora da explicação? Você presta mais atenção no que está escrito no quadro ou nos slides do que no que o professor está falando? Você gosta de fazer anotações das aulas e listas para organizar o seu dia?
Se acontecer alguma identificação com esse estilo e as respostas das perguntas anteriores forem "sim", saiba que, nesse caso, as melhores opções para um bom aprendizado são os conteúdos visuais (como anotações no quadro e slides), fazer anotações coloridas e listas de afazeres, sentar nas carteiras que estão longe das janelas e da porta, para evitar distrações, e deixar tudo organizado e visualmente agradável.
Use essas perguntas como base: Você adora escutar músicas e podcasts? Está sempre com fone de ouvido? Tem facilidade de lembrar o que foi explicado na sala de aula sem precisar de algum estímulo visual? Você tem costume de "falar sozinho" enquanto lê para reforçar algumas informações?
Se as repostas forem "sim", o estilo Auditivo é o que melhor se encaixa. Esse método é baseado em uma facilidade de aprender escutando e falando, as informações são melhor absorvidas ao ter acesso à uma explicação oral e ao repetir o conteúdo para si mesmo. As aulas mais produtivas são aquelas que as informações chegam pelos ouvidos.
Utilize essas perguntas como base: Você gosta de ficar rabiscando o caderno enquanto assiste às aulas porque se sente entediado? Costuma ficar impaciente e inquieto na carteira da sala porque prefere situações mais práticas e com mais movimento? Gosta de praticar esportes e fazer exercícios?
Se as respostas forem positivas, o estilo de aprendizado ideal é o Cinestésico. Nesse caso, as teorias são melhor compreendidas quando são exemplificadas diante de problemas ou situações desafiadoras e reais, além das abordagens mais práticas serem muito bem-vindas.
É normal que esse o estilo Cinestésico aumente a tendência da pessoa se sair bem em disciplinas que requerem esforço físico e movimento, como, por exemplo, disciplinas em laboratórios, educação física, aulas de fotografia e de artes.
Por fim, saiba que não é obrigatório se identificar com um único estilo de aprendizado ou somente com uma das metodologias de desenvolvimento. Ou seja, pode ser que ocorra uma adaptação com mais de uma opção de estilo, o que torna interessante mesclar as dicas que demos aqui.
Esse artigo foi útil para você? Conseguimos te ajudar a entender melhor sobre os tipos de aprendizagem? Caso você tenha se inspirado com essa leitura e queira ainda mais auxílio para desenvolver o aprendizado, podemos ajudar!
Os Tutores Liber são capacitados e treinados por uma equipe de experts para conseguir identificar e se adaptar aos diversos estilos de aprendizagem, entender as particularidades de cada aluno e preparar um reforço escolar personalizado de acordo com às necessidades do estudante. Estamos aqui por você!